Mercedes-AMG: 50 anos de história
A AMG é conhecida por oferecer aos seus clientes automóveis com o máximo rendimento, grande exclusividade e capazes de despertar uma sensação de condução única. E em 2017, ano que a marca celebra o 50º aniversário, a Mercedes-AMG vai voltar ao passado (mas sempre de olho no futuro) para recuperar alguns dos capítulos de maior sucesso de uma história que começou com dois homens.
Cerca de 1500 colaboradores certificam-se, todos os dias, de que a marca cumpre um dos seus lemas: "Driving Performance". E apesar do enorme crescimento nas vendas – quase 100 mil exemplares entregues em 2016, o que representou um crescimento de 44,1% –, a Mercedes-AMG não descarta a sua filosofia de "um homem, um motor". Que é o mesmo que dizer que cada motor é construído por um único trabalhador.
Mas para perceber a popularidade da AMG é preciso recuperar a sua história e o passado de competição. E se tudo começou em 1967, o primeiro grande feito apareceu em 1971, quando o AMG 300 SEL 6.8 venceu a sua categoria e terminou em segundo lugar na geral nas 24 Horas de Spa-Francorchamps.
A este lançamento seguiu-se a introdução do AMG GT, em 2014, um modelo que deu origem a um modelo de competição, o AMG GT3, que em 2016 somou vários sucessos.
Mas como referimos acima, se o passado ajuda a perceber o presente da AMG, a marca de Affalterbach prefere encarar os seus 50 anos como uma espécie de "rampa" para o futuro. E ao falar de futuro e de AMG, é impossível não abordar o Mercedes-AMG Project ONE, o hipercarro que a marca está a desenvolver para celebrar esta data histórica.
Não temos dúvidas em afirmar que será um automóvel revolucionário e que vai ajudar a apontar o caminho para o futuro da AMG, mas enquanto ele não chega, convém recordar que o actual catálogo da Mercedes-AMG é composto por 48 opções e 13 modelos. E não pára de crescer…