Mercedes-AMG: 50 anos de história

A AMG é conhecida por oferecer aos seus clientes automóveis com o máximo rendimento, grande exclusividade e capazes de despertar uma sensação de condução única. E em 2017, ano que a marca celebra o 50º aniversário, a Mercedes-AMG vai voltar ao passado (mas sempre de olho no futuro) para recuperar alguns dos capítulos de maior sucesso de uma história que começou com dois homens.



Tudo começou em 1967, quando Hans-Werner Aufrecht e Erhard Melcher fundaram a AMG, uma pequena oficina que se definia como "escritório de engenharia e design e centro de testes para o desenvolvimento de motores de competição". Agora, a marca de Affalterbach está sob a alçada da Daimler e pode ser vista como o braço de alto rendimento da Mercedes.

Cerca de 1500 colaboradores certificam-se, todos os dias, de que a marca cumpre um dos seus lemas: "Driving Performance". E apesar do enorme crescimento nas vendas – quase 100 mil exemplares entregues em 2016, o que representou um crescimento de 44,1% –, a Mercedes-AMG não descarta a sua filosofia de "um homem, um motor". Que é o mesmo que dizer que cada motor é construído por um único trabalhador.

Mas para perceber a popularidade da AMG é preciso recuperar a sua história e o passado de competição. E se tudo começou em 1967, o primeiro grande feito apareceu em 1971, quando o AMG 300 SEL 6.8 venceu a sua categoria e terminou em segundo lugar na geral nas 24 Horas de Spa-Francorchamps.

Depois, em 1990, surgiu a primeira colaboração com a Mercedes-Benz, que deu origem ao lançamento do C 36 AMG em 1993. Mais tarde, em 2005, a Mercedes-AMG tornou-se numa subsidiária da Daimler-AG e em 2009 surgiu o primeiro carro desenvolvido em exclusivo pela Mercedes-AMG, o SLS AMG, sendo que em 2011 este modelo fez a estreia na competição, com o SLS AMG GT3.

A este lançamento seguiu-se a introdução do AMG GT, em 2014, um modelo que deu origem a um modelo de competição, o AMG GT3, que em 2016 somou vários sucessos.

Mas como referimos acima, se o passado ajuda a perceber o presente da AMG, a marca de Affalterbach prefere encarar os seus 50 anos como uma espécie de "rampa" para o futuro. E ao falar de futuro e de AMG, é impossível não abordar o Mercedes-AMG Project ONE, o hipercarro que a marca está a desenvolver para celebrar esta data histórica.

Trata-se de um "híper AMG" (imagem ao lado) que terá tecnologia inspirada no monolugar que em 2016 deu à Mercedes o título de construtores na Fórmula 1 e a Nico Rosberg o troféu de Campeão do mundo de F1. Os detalhes ainda são escassos, mas Tobias Moers, o patrão da AMG, já confirmou que terá mais de 1000 cv de potência, tracção integral e um motor eléctrico a alimentar o eixo dianteiro, garantindo que será "provavelmente o ‘dois lugares’ mais fascinante que alguma andou nas estradas".

Não temos dúvidas em afirmar que será um automóvel revolucionário e que vai ajudar a apontar o caminho para o futuro da AMG, mas enquanto ele não chega, convém recordar que o actual catálogo da Mercedes-AMG é composto por 48 opções e 13 modelos. E não pára de crescer…

Em destaque